domingo, 22 de setembro de 2013



SELO VERDE



Com o intuito de promover uma melhora significativa da qualidade ambiental de processos, produtos, bens e serviços e, com isso, mobilizar e conscientizar tanto os consumidores como o mercado e os produtores, foram criados diversos tipos de certificados chamados de “selos ambientais”.

Os selos ambientais podem ser entendidos como uma certificação concedida a produtos ambientalmente corretos e adequados, que apresentem um menor impacto ambiental se comparados aos seus concorrentes no mercado.

Selo Verde é um rótulo colocado em produtos comerciais, que indica que sua produção foi feita atendendo a um conjunto de normas pré-estabelecidas pela instituição que emitiu o selo.

O Selo Verde atesta, por meio de uma marca colocada voluntariamente pelo fabricante, que determinados produtos são adequados ao uso e apresentam menor impacto ambiental em relação a outros similares. A diferença de rotulagem ambiental para a Certificação de Sistema de Gestão Ambiental é que o que está sendo certificado é o produto, e não o seu processo produtivo.

De uma maneira direta, os selos verdes têm como objetivo:

  •  Encorajar e desenvolver entre produtores a adoção de práticas e tecnologias ambientalmente corretas no setor que operam, estimulando assim avanços ambientais.
  •  Promover a orientação e a conscientização dos consumidores no processo de decisão de compra de algum produto que produza menos impactos ambientais.
  •  Promover o consumo sustentável de produtos, bens e serviços.
  •  Promover a redução dos impactos e dos problemas ambientais, assim como a melhoria da produção de produtos pelo prisma da sustentabilidade.
  •  Proporcionar a satisfação e a melhoria da qualidade de vida de consumidores e da sociedade em geral.



Pesquisas recentes apontam que os consumidores brasileiros estão cada vez mais conscientes na hora de adquirir um produto. Dados apontam que atualmente 2 entre 10 consumidores optam por produtos certificados e ambientalmente corretos. Sendo assim, é importante ressaltar a importância mercadológica na aquisição de um selo ambiental para algum produto, bem ou serviço, uma vez que os selos ambientais asseguram a responsabilidade ambiental de determinada marca. Há também ganhos na melhoria da imagem e, consequentemente, uma maior probabilidade de lucros.

É importante optar por produtos que contenham selos emitidos por órgãos fiscalizadores oficiais ou ONGs, como, por exemplo, o famoso FSC ou Forset Stewardship Council, emitido para produtos que contenham madeira certificada e fiscalizada.









 





Fonte: http://www.fragmaq.com.br/blog/o-selo-verde-e-outros-selos-ambientais

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